segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mais quatro prédios serão tombados em Pelotas pelo Iphae

Dentro de três ou quatro meses o palacete onde morou Joaquim Assumpção, o antigo prédio da Faculdade de Agronomia, a segunda casa de João Simões Lopes Neto e o Clube Cultural fica Ahí serão tombados

Os processos estão em fase de instrução e dentro de três ou quatro meses devem ser concluídos. Isso significa que após esse prazo mais quatro prédios de Pelotas serão tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). São eles o palacete que serviu de moradia para o senador Joaquim Augusto Assumpção, o da antiga Faculdade de Agronomia, uma segunda casa de João Simões Lopes Neto e o Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo.

Dois deles são da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - o palacete da rua Félix da Cunha esquina com Lobo da Costa, que sedia a Faculdade de Administração e Turismo; e o do largo Edmar Fetter, onde funcionou a mais antiga Faculdade de Agronomia. Segundo o diretor do Iphae, Eduardo Hahn, partiu da própria Universidade a solicitação de tombamento e não apenas desses dois imóveis, como de vários. São 14 no total, entre eles as antigas instalações da cervejaria Brahma, o do Centro de Integração do Mercosul e a sede do Campus Porto.

“A Universidade solicitou o tombamento de todos os prédios históricos de sua propriedade e gradativamente está encaminhando a documentação”, disse o diretor do Iphae. O tombamento do prédio do Fica Ahí faz parte de projeto do Iphae, de reconhecimento dos clubes negros e da importância da cultura negra na formação do Rio Grande do Sul. O primeiro tombado foi de Jaguarão, no ano passado, mas vários outros passarão pelo mesmo processo no Estado.


*Reportagem publicada no Jornal "Diário Popular", do dia 3 de agosto de 2012. A seguir, fotos da Antiga Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, um dos prédios que serão tombados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário