quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caravaggio, o Mestre da Luz

Foi aberta ao público na quinta-feira, dia 26/07, no Masp, a Mostra "Caravaggio e Seus Seguidores". É a primeira vez que é feita uma exposição de do artista italiano no Brasil. A Mostra fica em São Paulo até dia 23/09. A seguir, segue uma reportagem do site Colherada Cultural e uma coletânea das principais obras deste artista. 


É a primeira vez que a "Medusa Murtola" (identificada agora como a "Medusa original") e o "Retrato do Cardeal", obras famosas de Caravaggio, saem da Itália. O destino? Primeiro Belo Horizonte, depois São Paulo – mais precisamente o primeiro andar do Masp, onde tem lugar a partir desta quinta (2) a mostra "Caravaggio e Seus Seguidores", com sete obras do pintor, entre elas "São Jerônimo Que Escreve" e "São Francisco em Meditação".


Rossella Vodret, uma das principais autoridades em Caravaggio na Itália, e os curadores Fábio Magalhães, brasileiro, e o italiano Giorgio Leone decidiram percorrer três momentos da obra de Caravaggio, morto aos 38 anos, na exposição: há trabalhos consagrados, descobertas recentes e pinturas consideradas "obras-problema”, que ainda guardam dúvidas quanto à autoria. Além desse acervo de Caravaggio, a mostra também apresenta obras de 14 artistas influenciados pelo italiano, conhecidos como caravaggescos. “Sempre digo que era uma grande desventura para os artistas da época viver no mesmo período de um gênio. Eram grandes pintores, mas quando se tem o gênio, tudo fica obscurecido. Foi isso o que aconteceu. E é importante contextualizar para que o público compreenda a relação dos artistas da época com Caravaggio”, explica Vodret, também chefe da Superintendência Especial para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo Museológico da Cidade de Roma.


A genialidade de Caravaggio

A técnica de Caravaggio, um dos maiores representantes do estilo barroco, privilegiava o formato natural das figuras, expressões fiéis e muitas deformidades, à semelhança da forma física e também do lado mais sombrio do espectador. Caravaggio, ele mesmo um mundano, abusou da degradação e do flagelo nas cenas que desejava retratar. A vivacidade de suas telas se deve às cenas em primeiro plano e ao contraste entre um fundo quase sempre escuro e um feixe de luz direcionado ao objeto principal, geralmente rostos atordoados. Essa técnica recebeu o sugestivo nome de tenebrismo, derivado de tenebra (treva, em latim). É só ver Medusa, de preferência pessoalmente, para comprovar.













Se você quiser saber mais a respeito da vida deste maravilhoso pintor, que revolucionou a pintura, acesse este link. Nele você vai encontrar a biografia completa dele, bem como o seu estilo de pintura e mais obras.

Neste link, você acessará um documentário produzido pela BBC, intitulado "Caravaggio - Vida e Obra".


E aqui, você encontrará o Trailer do filme "Caravaggio", de 1986, que traz, às telas do cinema, uma apurada biografia deste gênio. Filme com direção de Derek Jarman. Norman Almatz e Dexter Fletcher dividem o papel de Caravaggio. Espero que gostem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário