sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Ilusão do Terceiro Reinado

Um dia, em pesquisa a respeito da proclamação da república, me detive a procurar saber como foram os últimos dias do reinado de D. Pedro II, o último monarca, em novembro de 1889. Dentre os acontecimentos sociais de grande importância, identifiquei, em leitura à grande obra "História do Brasil" de Pedro Calmon, o grandioso (e também famoso) "Baile da Ilha Fiscal", o qual ocorreu no dia 9 de novembro do referido ano. Vale salientar que este foi o último grande evento do Brasil Imperial, há poucos dias antes da república ser proclamada. Levando em conta a importância que teve o evento e o fato de ter sido o último, o pintor Aurélio de Figueiredo procurou representar, em uma de suas mais célebres obras de arte, o que havia sido tal evento e sua importância hoje para a história, bem como eternizar este último momento de luxo imperial ao longo dos séculos. A pintura, hoje, se encontra em exposição permanente no Museu Histórico Nacional.

 
Note que as cores utilizadas para pintar  quadro, em sua grande maioria, são compostas de tons escuros e fortes. O artista buscou, através deste jogo de cores, expressar os sentimentos que se passavam no coletivo social da época em que aconteceu o baile. Vale salientar que Aurélio de Figueiredo pintou esta obra em 1905, ou seja, 16 anos após o evento ter acontecido.

Se você quiser saber mais detalhes a respeito do Baile ocorrido na Ilha Fiscal, clique aqui. Caso tenha interesse em saber mais informações a respeito do pintor Aurélio de Figueiredo, acesse este link. E, também, você pode conhecer mais a respeito da formação da ilha, bem como dados históricos mais detalhados e a origem de seu nome, clicando aqui. Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário